sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Alan Dzagoev - Russia

A Perola do Caucaso!


 Originário da Ossétia do Norte, este jovem russo demonstra ter os predicados para se tornar num número 10 de eleição. Nascido em 1990, Alan Dzagoev é actualmente a estrela maior do CSKA Moscovo, é internacional russo e está a ser cobiçado pelos tubarões europeus. E tudo isto com apenas 19 anos.



Nascido na região do Cáucaso, este jovem jogador sempre olhou para o futebol com o sonho de se tornar um atleta de primeira linha. Aliás como muitos outros jovens, sendo que a maioria se vê obrigado a largar o sonho e partir para uma outra profissão. Contudo, e com Alan, a história foi distinta. Com 16 anos, e com o apoio da família, o jovem russo decidiu adoptar o futebol como forma de sustento e aceitou a proposta do Krylia Sovetov, no verão de 2006. A sua opção não poderia ter sido mais acertada, pois um ano mais tarde estava a transferir-se para o gigante CSKA.
Na primeira temporada, o jovem osseta ainda participou em algumas partidas do campeonato, também jogando e vencendo a final da taça. O ano seguinte, contudo, seria o da explosão para o jovem russo. Iniciando a época como suplente utilizado, Dzagoev carimbou um lugar no 11 inicial ao rubricar uma exibição excepcional frente aos rivais do Spartak, partida em que assistiu para golo por 3 vezes na vitória por 5-1. Não mais saiu da equipa base, fechando a temporada com o fabuloso registo de 40 jogos, 13 golos e 10 assistências. Na brilhante carreira europeia protagonizada pelo CSKA, Dzagoev também foi destaque. Ao todo participou em 10 partidas, marcando 3 golos e assistindo para um.
Num campeonato de forte valia técnica, o jovem jogador de 18 anos espantou pela sua ascensão meteórica, recebendo no final da época o galardão de melhor jovem jogador do ano, e despertando as primeiras cobiças de gigantes europeus. Curiosamente, e quando questionado sobre se o Madrid seria o seu destino de sonho, o craque revelou ser o Chelsea o seu clube de eleição, e Frank Lampard o médio em quem se revê.
Em campo, trata-se de um médio rápido, incisivo, e que inspira todo o futebol ofensivo da equipa. Um criador por natureza. O seu passe longo é de bom nível, mas é no passe curto e nas tabelinhas que assenta o seu futebol, utilizando o seu tremendo remate para atirar à baliza com a qualidade de um ponta de lança. Apesar de não ser um Beckham, Dzagoev bate as bolas paradas do CSKA e fá-lo com distinção. Penaltis, cantos e livres directos passam invariavelmente pelos seus pés, trazendo à equipa toda a magia do seu pé direito. Jogando habitualmente como número 10, apresenta qualidades para actuar igualmente como segundo avançado ou como falso extremo, tal é a sua mobilidade e capacidade para surpreender em velocidade.
Com um potencial incrível pela frente, será certamente difícil à Rússia segurar mais um tremendo médio versátil de características ofensivas. Certamente que o seu nome passará por uma das maiores ligas europeias num futuro próximo, assim como pelos relvados da África do Sul caso a sua selecção saia vitoriosa do play-off ainda a disputar. Nós ficaremos a aguardar com expectativa.








                                                                     Alan Dzagoev



Sem comentários:

Enviar um comentário